top of page
  • Foto do escritorJuliana Sales

Você precisa saber qual é o seu lugar na fila do SUS



Não é de hoje que os nova-limenses sofrem em filas de espera para terem acesso a consultas, exames, procedimentos e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pior que a espera, na maioria das vezes sem nenhuma previsão de quando serão atendidos, os nova-limenses sofrem com a total falta de transparência dessa lista.


Para agravar esse quadro, como se ele já não fosse grave o suficiente, é bom lembrar aqui que, há quase 10 anos, a prefeitura de Nova Lima não coloca em prática a Lei nº 2435, sancionada em 16 de maio de 2014. A lei determina que a prefeitura divulgue a lista de espera para exames e procedimentos via SUS diariamente a fim de garantir total transparência para os pacientes. De 2014 para cá, uma lei como essa, de extrema importância para a nossa população, não saiu do papel.


Visto que um projeto como esse já foi sancionado e é lei, o nosso objetivo passa a ser o de pressionar o poder público para colocar a lei em prática e dar publicidade, em meio digital, da lista cronológica de espera para consultas comuns ou especializadas, exames, cirurgias e quaisquer outros procedimentos ou ações de saúde agendadas pelos cidadãos de Nova Lima.


Queremos que os nova-limenses tenham acesso ao atendimento de saúde universal, gratuito e de qualidade de forma justa. Além disso, defendemos o direito do cidadão à informação para que ele possa tomar decisões sobre sua saúde, estabelecendo uma relação de confiança com o SUS.


Vale ressaltar, ainda, que leis como essa já estão em vigor em diversos municípios mineiros, como Itajubá, Pitangui, Ouro Preto e Viçosa. A transparência e o acesso democrático à informação é positivo para todos: prefeitura, Câmara Municipal e cidadãos.

Comments


bottom of page